quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O ser Humano

"Pedras no caminho? Guardo-as todas. Um dia construo um castelo" (Fernando Pessoa)
Frases intemporais, que traduzem sentimentos que ecoam em todos nós.
No filme América Proibida, o Derek (Eduard Norton), apesar de todo um percurso de vida desviante, diz: "...nada melhor que uma citação de outrem, para exprimir o que pensamos, sentimos...pois há sempre alguém que o disse melhor que nós...".
Concordo, mas discordo pelo facilitismo que acarreta - Porquê pensar, se houve alguém que já o fez e diz exactamente o que sinto. É meia verdade, porque a percepção varia de pessoa para pessoa e o que a mim me parece uma delicada jovem, para o outro é apenas uma jarra (Teoria Gestalt - figura/fundo).
A vida como ela é, encerra inúmeras duvidas e um sem fim de medos: o que a uns faz paralisar ou entrar em fuga para a frente (ou para trás), a outros leva a viverem num permanente hedonismo. No entanto, a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima. Mais tarde ou mais cedo, o caos provocado pela mentira faz com que a verdade surja e nos apanhe, prevenidos ou desprevenidos, é quando confrontamos ou somos confrontados com "todas as pedras atiradas".
Deambulo no meu discurso tentando justificar a maldade alheia, a pequenez ou pretensa sobrevalorização, pela destruição do outro. Não me espanto ou surpreendo, tudo tem o seu retorno, mas não sei qual será o fim e tenho pena, muita pena. Ainda não vi, a longo prazo, benefícios de prejudicar terceiros, gosto de dormir bem e andar de cabeça erguida. Decisões erradas todos tomamos mas tal como o Derek, é preciso ter a humildade de assumir que se errou e aceitar as consequências dos nossos actos, sem imputar culpas a outros. Hoje falo disto, porque é altura de ser falado, porque assusta-me se a pessoa terá resistência ou coragem para se responsabilizar, hoje falo disto porque não percebo a escolha, o prejudicar uns em detrimento de outros, que até hoje só humilharam e denegriram. A minha experiência diz-me que é a busca da aceitação de pares, de se integrar como igual, ser ouvida e considerada...infelizmente a minha experiência também me diz que quando acaba a funcionalidade a exclusão é inevitável, não serve mais, é considerado o "Judas": Se traiu quem a mão sempre lhe deu, a nós fará igual. A partir dessa altura, a raiva, frustração e desespero consome até a alma.
Infelizmente ainda não vi nenhum fim digno de recordação...sinceramente espero que esta seja a excepção.

4 comentários:

Me 8 de janeiro de 2009 às 12:27  

Gostava de saber o que comentar... mas não sei.
Culparmos os outros por opções e decisões nossas é o cúmulo do facilitismo. É como dizer "Só disse o que disse porque tu obrigaste-me". Sei o que é levar com a culpa sem nunca ter aberto a boca, sei o que é responsabilizarem-me por algo de mau sem eu sequer ter estado presente. Não é bom... Impossível de rebater, refutar, argumentar. Às tantas, só resta perguntar a tal pergunta da praxe: "Mas será que aqui a puta sou eu?"
Tenho para mim, muito para mim, que uma pessoa que tenta prejudicar os outros apenas tenta minimizar uma qualquer dor, partilhando-a... provocando-a noutros. A miséria gosta de companhia, nao é?
Gostava de poder comentar como deve ser. Mas não sei mesmo que mais dizer. Espero que a prejudicada não sejas tu ou alguem que te seja próximo. Se for, tenho o barrete à mão... Sabes que sim.
Um grande beijo e abraço para ti.

Anónimo,  8 de janeiro de 2009 às 13:27  

Amiga só tenho um comentário a fazer a esta tua descrição! Que se "Fodam" todos os que se dizem nossos amigos (Falsos)! Ups se calhar na devia ter dito esta asneira, mas já me conheces e não encontro palavra mais certa nem forte para o dizer! Lol!
A verdade é que as pessoas que nos fazem sentir culpadas de coisas que não fizemos são os tais ditos nossos amigos(falsos) e por isso olha vão todos pa onde disse no inicio do comentário não vou repetir a asneira tá descansada lol!
Um grande beijo e mais uma vez repito as coisas só têm a importância que lhes damos!
Assinado: N.G. "Crazy Womam"

L. K. 8 de janeiro de 2009 às 19:40  

Olá N.G.

Aqui pode-se dizer palavrões, ninguém nos conhece :P eheheheheh
É sempre mais fácil atribuir culpas a terceiros que assumi-las, dorme-se melhor. O que queria dizer é que não compreendo com há pessoas que se estão a destruir e não param e cada vez se enterram mais :/
Eu sei que os amigos (falsos) abundam, este ano que passou só tive "revelações" dessas - felizmente que as tive, porque finalmente sairam da minha vida - tudo o que era mau saiu da minha vida...uffffffffff....e tu que és "mais cá conta" tambem tens tido a tua cota parte de "chapadas" na cara e tens resistido...é isso que faz a diferença: Deus não dorme e todo o mal desejado ha-de ir para onde ELE determinar ;)
Como dizes: as coisas tem a importancia que lhe damos...já não dou ;)
Acredita :)

L. K. 8 de janeiro de 2009 às 19:46  

Me,
não é preciso comentares nada. Há coisas que não dá para tecer grandes considerações e esta é uma delas. Não me surpreendi porque a inveja é o karma de pessoas mal resolvidas e bem mais fácil de agilizar que lutar e fazermos por nós, chama-se pequenez, pobreza de espirito e tal como disses-te e com toda a razão: é mais fácil minimizar o sofrimento causando dor em terceiros e culpabilizando-os por não resolverem os nossos problemas, por não se responsabilizarem pelas nossas decisões e a seguir enfiar a cabeça na areia e proseguir com magoa e maldade para com aqueles que seguem o seu caminho e apenas o seu caminho :)

tudo tem o seu retorno, como digo no post e digo-o porque ACREDITO ;)

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP