segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Aos Fins...

"Aos fins. Que sejam apenas os inícios de outros começos." (Me)

Os fins são sempre uma transição para um novo ciclo. Com os fins que tive, este será o meu novo começo, está a começar de forma lenta, ou serão os tais pormenores da mudança que ainda não constituíram um todo e ainda não me apercebo do caminho percorrido. Seja o que for estou exausta, quero sossego, tranquilidade...quero sorrisos verdadeiros, quero silêncios que digam tudo, quero olhares que são conversas intermináveis, quero aquela paz que vem de dentro. No fundo quero recuperar o que de melhor sempre tive, a capacidade de ver o sol na tempestade, o sorriso fácil e o desprendimento, se calhar é pedir muito, se calhar é utópico ou se calhar a minha mãe tem razão quando me diz que sou demasiado exigente :/
Mas também começo a achar que sou exigente em tudo, se calhar sou autista e recuso olhar à volta, não sei. O que sei é que este espaço está a tornar-se pequeno para mim. Hoje agarrei nas minhas respostas a diferentes post e resolvi analisar-me - auto-brainstormming - não gostei do que percebi mas compreendo-o e aceito-o...está na altura de mudar, não o espaço interno mas sim o físico, aqui estou sufocada com mais do mesmo. Nunca imaginei, mas com esta idade vou ter de me tornar um ser social se quero sair disto (o meu trabalho, a minha casa, eu), vou ter de começar por uma ponta e que azar sou Touro: signo de terra pouco dado a transformações e mudanças radicais, nada dado a saltos no desconhecido...mas desta vez vai ter de ser, não posso continuar em círculos, não posso (não aguento) continuar estagnada. Há poucos dias o S.G. disse-me algo que ficou a morder: "exige ao mundo o que te deve, sê egoísta"...e ele tem razão. Já não há espaço aqui para mim.

7 comentários:

Anónimo,  12 de janeiro de 2009 às 22:57  

Já dei comigo várias vezes nos últimos tempos a pensar coisas muito parecidas com o que escreveste até "...se calhar sou autista e recuso olhar à volta, não sei."

Não porque possa dizer que a vida tem sido madrasta para mim, mas porque como também já me disseram, quero sempre mais e muito, e o que não tenho, sou se calhar exigente no que procuro, e o que procuro não se pode comprar ou fazer, só viver e sentir, o que torna tudo mais complicado... até porque acho que só saberei exactamente que é isso quando o encontrar ;)

Pelas contingências da vida e o caminho que ela levou, sinto-me neste momento em termos de espaço físico e também de modo de vida, preso, encurralado, a asfixiar e a perder vida e energias.

Mas, sei também nesta altura, que apesar de toda a minha vida ter tomado as decisões de forma leve, intuitiva e emotiva, muito pouco racional portanto, e sempre ter saído bem, e tendo em conta que as decisões frias e racionais realmente sérias que tomei obrigaram-me a fazer das tripas coração e bem me doeram, não me arrependo de nada. E consegui perceber com elas algo que deveria ter percebido bem mais cedo se calhar, que às vezes fazer o "certo" ou o "mais razoável" em vez do que se sente,apetece fazer, ou simplesmente testar a sorte da vida, pode ser duro e difícil mas acaba por nos levar onde queremos, mais tarde.

Eu (como bom escorpião, digo eu), adoro a mudança, a transformação, o renascer, mas sei sentir as energias e quando o vento e a sorte estão a meu favor, ou não. E sei que neste momento apesar de tudo o que me possa apetecer fazer, e sinta às vezes a vontade de arriscar, não é a altura para isso, é assim altura de provar algumas coisas a mim, e criar as condições para mais tarde estar em situação de o poder fazer.

Quanto à frase "exige ao mundo o que te deve, sê egoísta", pode ser interpretada de diferentes formas, se vives constantemente a dar ao mundo e aos outros, a pensar mais no mundo e nos outros, do que o fazes contigo, então sem dúvida que é altura de o começares a fazer, como disse ontem, nós temos que ser sempre, o mais importante para nós próprios. A diferença para quem "vem a seguir" pode ser muito pouca, mas nós temos que estar sempre primeiro. Eventualmente não terá sido nesse sentido que o disse...

Anyway, sente-te, sente a tua vida, sente as energias que a vida e o mundo à tua volta enviam, e tenho a certeza que num qualquer momento tudo te fará sentido de uma forma incrível!

Vai dar uma espreitadela ao mar, a mim ajuda-me a comunicar comigo! ;)

L. K. 12 de janeiro de 2009 às 23:31  

Oh valha-me a Santa, não fosse eu já louca o suficiente ainda apareceste tu a fazer eco dos meus pensamentos :)

Tudo o que dizes me consigo enquadrar, afinal sou a pessoa que acredita nas energias do universo. :)

A vida não me tem sido madrasta,mas também não tem sido mãe e esta é a minha lição karmica (que teimo em não aprender), sou impaciente, tenho de estar sempre em movimento, na busca de algo, qu enão sei bem o que é, mas que ainda não devo ter encontrado porque ainda não parei..eheheheh

Em Dezembro tive um momento Zen, algo estranho que me deu uma paz e serenidade como há muito não tinha, apenas não refreou a minha (falta) de paciência, acredito que o que ai vem é o que quero, e vai ser estrondoso, porque o sinto e porque sempre vivi na busca dos meus objectivos mas ao sabor do vento, dos sinais e da intuição e tem funcionado, como não sei :/

O meu ano de 2008 foi um ano de aprendizagens de vida muito intensas e dolorosas, grandes lições de vida que agradeço, mas se não tivesse uma boa (sólida) auto-estima e bastante amor próprio, aliado à força do Touro, não sei se tinha sido ultrapassado como foi...(já vi gente entrar em fuga para a frente por menos).


"exige ao mundo o que te deve, sê egoísta" surgiu na sequência de uma frase do Dalai Lama: "Sê sabiamente egoista" - e se calhar já dei de mais aos outros, não sei. O grande problema é que vivo num mundo muito próprio de cada vez qu efaço incursões à terra não aprecio muito :)


Não sei se o ir-me embora é a resolução, mas algo tem de acontecer, só não sei o quê...o 1º passo é cumprir a o "memorando" de certeza que já me dá dinheiro, não para ir ver o mar mas para ficar lá uma semana eheheheh

Anónimo,  13 de janeiro de 2009 às 00:28  

Ups, as minhas desculpas pelo eco... embora confesse que me ocorreu pensamento similar já por um par de vezes ;)

Como entendo o que dizes... stop! *echo mode off*

É isso que me anda a inquietar interiormente!!! Também sempre vivi assim, seguindo o vento, a intuição e as emoções, não sei igualmente como é que funcionou tanto tempo, mas funcionou! O que me inquieta é não sentir essa ligação, essa estreita comunicação e sensibilidade comigo mesmo há demasiado tempo. Temo não ser uma questão me encontrar e equilibrar interiormente, de me libertar, mas ter perdido essa capacidade de viver e sentir... coisas de doidos não ligues ;)

Hmmmm como eu preciso dessa semana também!!! ;)

L. K. 13 de janeiro de 2009 às 07:42  

Não acho que se perca a capacidade de ver e sentir com as emoções, elas continuam lá, apenas estão magoadas e refreadas por uma qualquer razão - porque deixamos que acontecesse sem nos apercebermos ou porque deixamos acontecer porque na altura fazia sentido e seria uma experiência nova - seja como for, acredito que quando as condições necessarias estiverem criadas e haja harmonia no nosso meio (interior/exterior) elas voltam a surgir expontaneamente.

Claro que também acredito que existem pessoas capazes de "soltar" esses sentimentos em nós, pessoas que vem um todo e não partes que lhes agradam e isso funciona como catalisador de tudo o resto, deixa a nossa criança interior voltar a reinar e a ser ela propria.


já o disse aqui mas repito:
"A paciência é amarga, mas os seu fruto é doce" (Aristoteles)

:)

Anónimo,  13 de janeiro de 2009 às 09:46  

Extraordinariamente sábia, ainda mais para um lagarto ;)

S. G. 13 de janeiro de 2009 às 10:09  

obrigado pela citação, mas eu próprio não sei muito bem como se vai à luta. como se exige do mundo algo que nós merecemos. suponho que teremos de ser merecedores...

beijinho e força no egoísmo...

L. K. 13 de janeiro de 2009 às 19:56  

Acredito em retornos, S.G, então penso que é assim que nos tornamos merecedores...a luta é o dia a dia e a perseguição dos sonhos, daquilo em que se ACREDITA :)

Beijinhos e excelente citação a tua, obrigado ;)

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP