sábado, 24 de janeiro de 2009

Coisas que não percebo

Há coisas que por mais que os tempos evoluam e venha a simetria de papéis de género, não mudam mesmo.

Sendo o meu irmão um homem muito inteligente e que coloca a fasquia muito alta em tudo, não podia ser perfeito e tinha de ter as suas coisas típicas "à gajo". Há uns tempos, dizia ele, muito eloquentemente:
- não espero por ninguém, em lado nenhum. Quando me dizem que é só fumar um cigarro e no fim do mesmo continuam...fui, nem digo mais nada.

Sabendo eu que é verdade que ele o faz, argumentei:
- não acho justo, porque se quando tu te apetece ficar, bem que se pode dizer milhares de vezes vamos embora...que ignoras, quando estás cheio, mas bem disposto, vais por a casa ou então mandas ir de autocarro e continuas onde estás.

Ele- Então quando estou farto vou-me embora, os outros deviam fazer o mesmo. Ninguém é obrigado a ficar.
Eu - Mas se a tua namorada ou até eu, te fizer isso tu ficas todo agoniado e temos de ficar a gramar-te até de manhã sem apetecer. Se ela está a gostar ou eu, tu avisas e foste. Egoísta.

Como estávamos a entrar numa de chover no molhado a conversa ficou-se. Nem ele vai alterar isso nem eu alguma vez vou perceber ou concordar.

Curiosamente, este comportamento masculino é assim para o generalista, começando eu a achar que é inato no género (?!?) ou pelo menos mais vulgar do que seria de esperar. Também já o fiz, esperei e fiquei sem me apetecer, mas também já "fui" porque estava sem paciência, já fiquei quando bazaram e todas as atitudes tiveram o mesmo resultado: alguém amuou. Começo a ter duvidas sobre a atitude correcta que as meninas devem adoptar perante tal comportamento de capricho de macho.
Hoje falo disto porque ontem tive um "dejá vu" da situação e vieram-me outros à mente.

Jantar de Natal (2) - Um dos casais às 23h (de repente) levantou-se e saiu. Ninguém percebeu ou ligou à situação, ninguém é obrigado a ficar até ao fechar da noite.
Dia a seguir, ela apareceu sozinha.
Resposta: Estamos zangados, ontem tive que me ir embora porque ele estava cansado e apetecia-lhe dormir, para evitar escândalos, fomos. Não volta a acontecer. E não voltou....

Jantar...bar 1...bar 2: Um dos rapazinhos não lhe apetecia beber, começou a ficar aborrecido de estar no bar 2...amuou e começou a melgar a cabeça da esposa. Sendo ela mulher que não se fica (grande mulher), foi lá fora expôs as suas razões e deu-lhe o à vontade para ir dormir...estava na terra e boleia não faltava.
Resultado: Ele ficou mas amuado e a fazer questão que todos percebêssemos...mas o anos já são tantos que ninguém ligou.

Estas situações magoam, deixam mossa e são egoístas. Se as mulheres tentam agradar pelo prazer de os estar a ver bem, será assim tão difícil proporcionarem a mesma coisa, mesmo aborrecidos, ficarem pelo prazer que se retira do bem estar do outro????

Novamente, resume-se tudo a atenção, aos pormenores. A capacidade de dar, de receber, de partilhar, de respeitar....caminhar lado a lado.



9 comentários:

Anónimo,  24 de janeiro de 2009 às 19:42  

Concordo com o que achas dessas situações, sem dúvida, não questão nenhuma... "resume-se tudo a atenção, aos pormenores. A capacidade de dar, de receber, de partilhar, de respeitar....caminhar lado a lado" e ao respeito pelas pessoas que estão connosco ( a não ser que não o mereçam :P).

Discordo da associação e generalização por género :P

Já vi cenas do estilo porque ele amua por um motivo qualquer, e já vi o contrário, conheço donzelas capazes de isso e muito mais, e homens que não fariam nem 1 décimo, e vice-versa... e mesmo tendência, não sei se concordo com o haver uma tendência.

Também gosto poucos de amuos e birras, e não suporto peixeiradas ou lavagens de roupa suja in loco ;)

L. K. 25 de janeiro de 2009 às 04:50  

Tentei não generalizar...talvez seja tipico dos machos do Ribatejo...não sei :/

também já vi diferentes fins do mesmo episódio:P
o que gosto menos é mesmo o quadro dramático a atirar para o histerico (de ambas as partes) in loco :/

Poe estes lados é quase uma questão de genero ...mesmo!
....mas sendo eu uma verdadeira crente dou o beneficio da duvida ;)

Anónimo,  25 de janeiro de 2009 às 17:13  

Sou defensor que as coisas, seja lá o que for, deve ser resolvido sempre, no sítio certo, na altura certa, e pelas pessoas certas.

E acho que a insensatez, respeito, e tantas outras coisas, ou falta delas, não são nunca uma característica de um género...

Pois, não sei como é aí pelo Ribatejo, por aqui na terra do carrapau, há de tudo um pouco, como acredito ser em todo o lado ;)

L. K. 25 de janeiro de 2009 às 21:58  

Também acredito que haja de tudo em todo o lado...no entanto, meu caro Gaulês, as excepções não confirmam regras :P

Me 26 de janeiro de 2009 às 13:09  

Oh sim, corações.
O "Vamos embora?", já aprendi eu pelos anitos que tenho em cima, normalmente funciona como aviso de que eventualmente e hipoteticamente se poderá vir a querer ir embora.
Hoje em dia, mais atenta, pergunto sempre "Agora?", agurado resposta, pego na mala e quando me voltam a perguntar "Então, vamos embora?", respondo "Farta de estar à tua espera".
Funciona sempre.
:)

Eu, tótó no geral e no particular, tenho outra forma de fazer a coisa. Em vez de perguntar se se vai, pergunto acrescentando tempo à coisa: Mais 10 minutos e vamos embora? Que achas?
Obriga a compromisso. Ahhh pois é.
E também funciona (ou pelo menos tem funcionado).
E sim, farto-me de esperar e também faço esperar. Dar e receber. Amor com amor de paga. Etc coiso e tal...
:)

L. K. 26 de janeiro de 2009 às 14:03  

Me,
quando respeitado e igualitario, o compromisso é a solução ideal...mas nem sempre é possivel.

Mas começo a achar que aqui como em outras situações o principio básico deve de ser a comunicação real e efectiva de "vontades"...quero ir-me embora...Porquê?? O que não está bem, porque não estás bem???

Olha não sei e começo a cansar-me de tentar perceber o imperceptivel...porque compreender até compreendo :P

Anónimo,  27 de janeiro de 2009 às 11:23  

Ah pois é!
Na vida nunca nada está bem e é dificil conseguir agradar a gregos e troianos!
Quando a cumplicidade é pouca também a compreensão se desvanece.
E não me venham cá falar de diferença de idades porque para mim isso tudo não passa de egoísmo e onde se encaixa o egoísmo? No feitio pois tá claro!
Por isso meus amigos pra mim as pessoas ou são ou não são!E ou conseguem estar e se divertirem ou então simplesmente fiquem em casa pa não atrapalharem lol!
Como em tudo na vida até para sair com os amigos tem que se ter jeito e gostar, tem que estar na massa do sangue, porque senão o que acontece e que simplesmente essas pessoas que não sabem estar são excluidas que é para não estarmos uma noite inteira a ouvir dizer "quero-me me ir embora", "ah eu cá gosto é de musica brasileira", fogo façam-me um favor na chega já a crise quanto mais ainda haver gente que nunca ta bem ou que tem os gostos muito limitados!
E pronto aqui fica a minha assinatura he he N.G.

L. K. 27 de janeiro de 2009 às 20:03  

Boa mulher, grande NG, tambem ja aprendi...fretes é no luis simões lololol

beijos

ecila 2 de fevereiro de 2009 às 08:13  

Tens razao quanto aos homens do Ribatejo ;-)

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP