domingo, 22 de fevereiro de 2009

Karl Marx, in Das Kapital, 1867

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"

5 comentários:

Anónimo,  22 de fevereiro de 2009 às 10:57  

Assustadoramente actual... será que o mundo não mudou tanto assim, estava assim tão fácil de ver ou teria Karl Marx tão tremenda capacidade de premonição?

L. K. 22 de fevereiro de 2009 às 23:03  

Karl Marx era um visionário, apesar de o próprio não seguir ou viver de acordo com o que escreveu, não só nos textos "Das Kapital", como no Manifesto Comunista. Penso que tenha sido o facto de sempre ter vivido como fascista que lhe permitiu visionar e projectar no fururo as consequências globais de tal modo de vida...sendo isto apenas a minha visão do autor :)

Anónimo,  23 de fevereiro de 2009 às 11:07  

Confesso a minha profunda ignorância acerca do dito autor... mais umas coisas que aprendi!

Isto começa a parecer uma sala de aula... stôra? :P

L. K. 23 de fevereiro de 2009 às 11:58  

Oi Gaulês,
nem a ideia é que isto seja sala de aula, nem eu sou stôra...faltam-me muitas aprendizagens ;)

Não sou expert no dito senhor apenas curiosa tal como o sou do "Mein Kaf" (livro escrito por Adolf Hitler e que serve de "biblia" aos grupos neo-nazis)...apenas acho que apenas podemos escolher politicamente se estivermos em consciência dos seus ideais e ideias e se conhecermos a sua história ao longo da História :)

No entanto e porque nestes casos não acredito em fundamentalismos, lá me vou informando para ter luzes vagas, não sendo de todo uma master em tais asssuntos...mas se o pouco que sei serve para iluminar outros ou mais que não seja para lhes despertar curiosidade para mim está bom ;)

E não me parece que o facto de não conheceres o dito senhor te torne num ignorante, outras coisas saberás que nunca ouvi falar :P

Anónimo,  23 de fevereiro de 2009 às 14:18  

Só confessei a minha ignorância em relação ao dito senhor! Sou também a relação a tanto mais como não o sou em relação a tanto outro, como qualquer comum mortal ;)

Serviu para iluminar e despertar a curiosidade, e para mim também está bom! :P


Stôra...!

:P

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP