terça-feira, 10 de março de 2009

Actividades trocadas

As coisas mais saborosas acontecem quando menos se espera e à hora que menos se espera. Comigo, deliciosamente, acontecem-me durante a semana. As noites de semana e em véspera dos dias que tenho de acordar a horas em que devia estar a deitar-me.

Há uns anos, trabalhando até tarde, invariavelmente chegava à Santa Terrinha sempre a rondar ou a ultrapassar a meia noite. Raramente conseguia chegar e ir para casa. É defeito da terra e das suas gentes: a voltinha dos tristes, a ronda para beber um café e dar dois dedos de conversa com quem ainda não recolheu. Ao fim de algum tempo de criar este hábito em mim e nos outros, foi-se gradualmente definindo um encontro quase em jeito de associação às terças-feiras. Nada formal, combinado ou forçado, apenas gostado e mantido espontaneamente pelos intervenientes.

As "Tertúlias das Terças", lugar tranquilo, onde se bebia chá ou chocolate quente e se falava sobre a actualidade do país e do mundo e de factos curiosos ou dados históricos, entre outras dissertações tótós surgidas do avacalhamento inerente a grupos que debatem assuntos semi-pertinentes ou mesmo nada pertinentes. A determinada altura, levavam-se recortes de jornais, revistas, livros ou qualquer outro tipo de objectos que mantivessem acesa a discussão. As opiniões eram livres, as cores politicas nunca foram abordadas e basicamente o que contava era a reunião. Muito se aprendeu, se riu e descontraiu. Chegar a casa era mais fácil, tinha-se descontraído, esquecido o dia que passou. Mudei de emprego, perdeu-se o hábito e hoje raramente encontro os meus colegas Tertulianos. Mas é um prazer reencontrá-los.

Talvez por saudades desses tempos, há imenso tempo que pensava em criar um clube de literatura ou uma Tertúlia Ecléctica. Mas sinceramente, os horários não ajudam a tão famigerado desejo. Seja como for, ontem um grupo de amigos reuniu-se e ligou-me para participar em tão amena cavaqueira. Adorei, adorei, adorei...resumindo: quero mais, fiquei com uma sensação de pouco na boca e no discurso. Reuni-me com tão distintas pessoas por volta das 23h - a hora a que supostamente deveria estar a deitar-me e não a sair de casa - um dia não são dias. As conversas são como as cerejas e quando nos rodeamos de elementos inteligentes e respeitadores de opiniões alheias ainda mais fácil é perdermos a noção real de horários, ou para mim é.

É tão difícil nos dias que correm conseguirmos momentos de puro deleite, logo porquê corta-los quando surgem desta forma: sem serem planeados, combinados, marcados, agendados ...ou outros "ados" que impliquem compromisso prévio. Não concordo, nunca concordei. Há que saber aproveitar o que nos é dado, quando nos é dado. Até porque sempre fui apologista que para mim não existem fins-de-semana...existem apenas dias. São todos iguais, se vou trabalhar aos fins-de-semana, porque não posso sair durante a semana até à hora de ir trabalhar???? Quem é que instituiu que só aos fins-de-semana é que as pessoas se divertem????

As noites são mágicas, para mim independentemente de serem noites de semana ou de fim-de-semana, sempre me fascinaram. Na noite as pessoas são bonitas e descontraídas e límpidas, unidas por algo comum...uma Lua comum, um bem estar comum ou algo que não sei explicar mas que torna as pessoas diferentes, brilhantes....vejo-as, sinto-as assim, seja num bar ou numa sessão de sueca. No entanto as pessoas da noite que saem durante a semana, que se juntam durante a semana ainda são mais especiais e os ambientes mais requintados, divertidos, sensuais e mágicos. Não sei explicar, mas sente-se...eu sinto-o. Tal como comparo as pessoas das noites de fim de semana aos condutores de Domingo.

Seja como for, a noite foi fabulástica, adorei, diverti-me e descontraí-me como há muito não acontecia. Senti-me noutra dimensão de conversas ricas e enriquecedoras. Deitei-me quase à hora de me levantar. Hoje andei todo o dia em versão zombie...mas um zombie de alma cheia.

5 comentários:

Anónimo,  11 de março de 2009 às 10:45  

Delicioso! Simplesmente delicioso! E há lá coisa melhor que sentir a alma cheia?? ;)

Guarda, mantém e partilha! ;)

E esse clube de literatura já nasceu, está em ti, uma questão de tempo até o "dares à luz", na altura certa será!

L. K. 11 de março de 2009 às 21:33  

Simplesmente delicioso Gaulês, sem a menor dúvida ;)

Si, o clube de literatura está em projecto e à espera de vaga...no entanto há quem diga que é televisão a mais...lololol

Seja como for, não tem de ser apenas literatura, literatura...podem ser outros tópicos desde que a argumentação do preponente convença os menbros e o presidente...Eu :P

Anónimo,  12 de março de 2009 às 14:47  

E desde quando tu acreditas quando dizem que o que tu acreditas é acreditar demasiado alto? :P

Os membros ainda é como o outro, agora o Presidente é que deve ser difícil de convencer ... ui! :P

L. K. 12 de março de 2009 às 17:58  

Toda a razão Gaulês ;)

Se me preocupa-se ou tira-se um nano segundo de sono o que me dizem que eu ACREDITO demasiado alto, não faria nada por mim...nem nunca tinha feito...mas como sabes pertence aos 7 pecados mortais e essas pessoas só tem inveja :P

E o presidente é de convicções fortes mas justo mas justo nas decisões :)

Anónimo,  12 de março de 2009 às 18:43  

Eu votava nesse presidente para qualquer presidência! :P

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP