quarta-feira, 27 de maio de 2009

Divagando (3)

As dores não diminuíram e o meu ar de lua cheia dá-me um charme caricato como me disse alguém hoje. É desconfortável e prejudica-me profissionalmente o não conseguir ir trabalhar. Poderia tentar adiantar alguma coisa em casa e fazer uns relatórios que tanta falta me fazem...mas também não tenho capacidade para tal...a moínha não me deixa concentrar e ter um pensamento coerente e consistente.

Há três dias que não fumo e ainda não tive a ansiedade tipica da ressaca de nicotina. Ou não sou uma viciada profissional como achava ou a lembrança (cravada na pele) da dor infligida ainda é muito recente e serve de bloqueador à vontade de fumar. Seja como for também não me incomoda que fumem ao pé de mim. Excusado será dizer que assim que me sentir capacitada (e conseguir abrir a boca já é progressos) vou fumar um belo de um cigarro e beber uma cafezada em ambiente indiferente mas de prefencia arejado, vulgo, esplanar. Bem sei que devia aproveitar a embalagem para deixar de fumar definitivamente, mas para isso acontecer era preciso que fosse uma vontade minha e não é. Sou fumadora porque gosto. Nunca disse a ninguém que ia deixar de fumar ou sequer que queria deixar de fumar. Nem quando o tabaco aumenta tenho esse discurso do "não se pode 700 paus um maço de tabaco agora é que deixo mesmo de fumar"...o meu discurso continua a ser o de ter de fazer concessões noutras coisas para continuar a fumar. A unica coisa que tento manter desde que comecei a fumar é não ultrapassar o maço/dia...e às vezes lá passa e muito. Disso não me orgulho e tento reduzir assim que posso...ou seja à segunda feira voltamos aos niveis habituais de nicotina.
Não me orgulho de ser fumadora mas também não me envergonho nem admito que me chateiem a cabeça com discursos moralistas e outros blás blás blás...a ultima vez que reparei ainda sei ler e conheço os maleficios do tabaco e mais ainda: a sua origem, ano de chegada à Europa...etc etc etc. Ahhhh...e sou uma fumadora que respeita a casa e carros dos outros e os putos e os não fumadores e velhinhos e tal...a menos que seja o meu carro e a minha casa e nesse caso são eles que tem de me respeitar a mim e aos meus espaços...parece extremista mas chama-se liberdade de expressão e de opção.
De acordo com o IDT os fumadores e os bebedores de café diários estão incluidos no grupo dos toxicodependentes...mas também os consumidores de chá (em folhas) e de chocolate ou outras substâncias com cacau. O que será um exagero pensam a maioria das pessoas mas que é a mais pura das verdades e não é só cá. As directrizes vem da OEDT e da NIDA logo são universais praticamente, nos países onde não são aplicadas é porque o consumo e venda de droga é livre. O café, o cacau e o chá em folhas pertencem ao grupo das Xantinas e são aditivas estas substâncias porque causam alterações ao funcionamento do organismo e SNC e geram dependência com sintomas de ressaca na abstinência. Claro que isto é verdade apenas para quem abusa e não para quem usa...os usos pontuais não são classificatorios de toxicodependencia, apenas contam para estatisticas de experimentação.
Após esta seca que iniciei por não fumar há 3 dias posso dizer que em Portugal ( e podem confirmar no site do IDT) as drogas mais consumidas são o álcool, o tabaco e o café...bolas tudo drogas legais...e eu aqui me confesso como consumista diária de duas das três substâncias: café e tabaco. Apesar dos maleficios em termos de saúde e dos quais tenho noção se há coisa que me dá prazer é beber café, fumar um cigarro e esplanar...pessoa simples de prazeres simples...

Mortinha para estar bem...Mortinha para retomar a vida normal e ir trabalhar...Mortinha para poder FALAR...

0 comentários:

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP