segunda-feira, 13 de abril de 2009

Abril, mês de mim

"Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias.
O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão. É por esta razão que surgiu a crença de que os amores nascidos em Abril são para sempre. Outra versão é que se relaciona com Afrodite, nome grego da deusa Vênus, que teria nascido de uma espuma do mar que, em grego antigo, se dizia "abril" ." (Wikipédia)

Abril é por excelência o meu mês. O início real do meu ano. Talvez seja essa a razão que me faz ver Abril como um mês de transição, um mês equilibrado em temperaturas e harmonioso nos suspiros primaveris com que nos brinda. É quando têm inicio as festas e comemorações pagãs no Ribatejo e por todo o lado cheira a festa e boa-disposição. As pessoas saem à rua com o espírito do sol e da aproximação do verão.
Abril é o mês de semear, as terras são lavradas para receber novas sementes e originar vida. Talvez por viver no Ribatejo esteja mais sensível a todo este estado de vida dos campos e me embeveça com o transformar da natureza, com os seus cheiros, as suas cores e o burburinho continuado dos pássaros que celebram diariamente a vida, nos seus cantos.

A minha relação com Abril é mais abrangente que a agricultura: divide-se em dois campos distintos e em dois momentos antágonicos. Em Abril e até dia 21 reina Carneiro, o signo da aventura, destemido, impetuoso, obstinado e teimoso, a partir de 21 e até ao fim de Abril, reino Eu...ou seja reina Touro, o signo da perseverança, da força, da obstinação e teimosia mas também da lealdade e do equilíbrio. Fogo e Terra dominam Abril e os seus dias são reveladores destas influências ancestrais e planetárias. Touro é regido por Vénus, o fim de Abril, presenteia-nos com campos floridos, verdadeiras obras de arte que apelam aos sentidos, despertando-os e tornando-os mais sensíveis logo mais partilháveis.
Apesar de ser também influênciada pelos sorrisos de Abril tal estado de espírito apenas me surge no fim do mês: a altura do meu aniversário, o balanço real do ano transacto. É nostálgico o inicio de Abril pelas memórias que me traz e que se balançam em mim com sorrisos e lágrimas. Sorrio porque te amei e tenho as melhores recordações tatuadas a fogo na alma e chora a mesma por tua partida inesperada. A véspera é um dia nostálgico em que recordo o teu sorriso e palavras quando me olhavas, o teu jeito de caminhar e de me abraçar... e a minha cara, o que senti quando me comunicaram a tua partida. Sei que tinha de ser e que não houve escolha. Para mim também não.

Exorcizo-me diariamente num exercício de nostalgia e bem estar por saber que olhas por mim. Anjo da Guarda. Em Abril que é mês de resnascer e nascer, recordo com saudade tudo o que foi, lembro tudo o que é e projecto-me no que quero que seja. Recordo-te ternamente, como algo intrínseco a mim, sorrio ao lembrar-te, ao lembrar-nos. O luto está feito e integrado como mais uma cicatriz que me recorda o passado, já não doí mas é bom olhar para ela, é doce e fortificante.

Dentro de dois dias o inicio de Abril como mês primaveril, mês de Vénus e Afrodite, mês de paixões e construção, nascimento...sementeiras férteis...mês de revolução e comemoração...mês de mim.

4 comentários:

Me,  13 de abril de 2009 às 15:35  

"Mês de mim".

Lindo.

L. K. 13 de abril de 2009 às 20:09  

Mês de mim...para mim e por mim.

O inicio do 2º trimestre do ano, o inicio da primavera e dos amores bucolicos, sonhados, desejados e alcançados...mês de mim :)

Partilho ;)

Toze 14 de abril de 2009 às 13:21  

Não tenho um mês de mim por excelência, aliás, nunca tinha pensado nisso a fundo !!! (vou procurá-lo)

...mas tenho uma estação de mim, da qual todas as memórias, sensações, emoções e todos os outros sentidos me tocam mais. O Inverno :)

L. K. 14 de abril de 2009 às 18:30  

Também gosto do Inverno, ao contrário das outras pessoas acho que é a estação em que as pessoas são mais bonitas e despem a farda e tiram a máscara :)

Abril é mês de mim, por o sentir um mês equilibrado (como eu, claro está..lol), porque reune em si as 4 estações do ano e não quer saber o que pensam disso...Abril faz o que quer e rege o tempo a seu bel prazer...e é mês de mim por ter sido neste mês que vim ao mundo ;)

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP