quinta-feira, 8 de abril de 2010

Resistência

(Mulher Estátua - Salamanca 2009)


São inúmeras as situações em que a resistência, ou o aumento da mesma são fundamentais para nós. Os desportistas necessitam de a aumentar diariamente de modo a aproximarem-se ou a garantirem um lugar no pódio. Para eles, atletas, resistência é "a capacidade de manter um equilíbrio psíquico e funcional o mais adequado possível perante uma carga de intensidade e duração suficientes para desencadear uma perda de rendimento insuperável (manifesta), assegurando, simultâneamente, uma recuperação rápida após esforços físicos" (Zintl (1991)).
No entanto não é só para atletas e desportistas que a resistência e o aumento da mesma é algo de diário e imprescindivel. No senso comum, apelidamos de "ganhar calo" e fazemo-lo no trabalho, na vida social e na vida emocional. Tornamo-nos resistentes a aguentar ou a superar determinadas situações. Este "ganhar calo ou traquejo" é indispensável à nossa adaptação e muitas vezes à sobrevivência e aumenta com os anos: um cirurgião já não se emociona quando pela milésima vez tem de usar o bisturi, os bombeiros congelam emoções quando partem ao sinal de acidente, uma mãe controla a ansiedade quando ao fim de alguns meses o seu bebé chora e um pai após noites sem dormir em continuum, sente-se menos cansado pela falta de descanso mas animado pelo crescimento do seu rebento. Nós, estamos hoje mais rápidos e menos cuidadosos, do que quando começamos a exercer a nossa profissão, tornámo-nos resistentes às condições, às hierarquias, aos colegas e ao trabalho em si: "ganhámos calo", aumentámos a nossa resistência.
O aumento da resistência no campo pessoal tem subjacente mecanismos defensivos, protegem-nos do que nos possa magoar ou fazer sentir menos bem e com o tempo a resistência aumenta em intensidade e torna-se inconsciente e despoletada por gatilhos que representam ameaça do funcionamento psíquico. No entanto alguns indivíduos com o passar do tempo e os acontecimentos de vida, sentem tudo o que não controlam ou desconhecem como ataques e a sua resistência "exige-lhes" oposição, uma falsa sensação de controlo sobre o real e sobre si próprios. A determinada altura não sabem quando chorar e quando o querem já não conseguem, não sabem reconhecer a inocência de um gesto de carinho e sentem-no como invasivo e manipulador. O seu medo de se perderem ou serem perdidos é tanto que a determinada altura estão vestidos com a muralha da China e por mais que queiram não se conseguem despir.
Ter resistência, ser resistente é positivo ajuda-nos a reagir e a superar obstáculos, no entanto, há que existir destrinça entre o saudável e o patológico.
Dar e receber e que a única resistência seja a da gravidade.




resistência
s. f.
1. Força por meio da qual um corpo reage contra a acção!acção de outro corpo.
2. Defesa contra o ataque.
3. Oposição.
4. Delito que comete aquele que não obedece à intimação da autoridade.
Eletr. resistência eléctrica: dificuldade maior ou menor que os condutores opõem à passagem de uma corrente.

4 comentários:

Trabalhador das Obras,  8 de abril de 2010 às 23:49  

Cheguei há pouco de Lisboa, estou cansado. Posso vir lê-la amanhã, Liz?

L. K. 9 de abril de 2010 às 11:24  

O descanso é o alimento do espírito...alimente-se :)

Trabalhador das Obras,  9 de abril de 2010 às 13:26  

Hã???????????????????

Trabalhador das Obras,  9 de abril de 2010 às 13:27  

Compreendi, apesar do hã tão barulhento :)

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP