Os 7 Pecados Sociais
1. política sem princípios:
Demagogia e sofismo com base nas crenças sociais e necessidades prementes, dando a ilusão de preocupação e mais importante, de que se trabalham soluções que visam o bem estar comunitário e consequentemente o social e pessoal.
2. riqueza sem trabalho:
Desejos de dinheiro fácil, esquemas e fugas à Lei. Crença de que possuir uma enorme quantia de dinheiro suprime todas as necessidades, intelectuais, emocionais e sociais do individuo. Busca de prazer na exposição de sinais externos de riqueza. Normalmente aliado à pobreza de espírito e intelectual.
3. prazer sem consciência:
Principio do Prazer. Vivência basilar assente num hedonismo perpetuo pautado por impulsividade ordálica, desvalorizando o outro. Ausência de culpabilização e visão generalista de que todas as opções são viáveis para se atingir o prazer no imediato. Frustração no adiamento da gratificação.
4. conhecimento sem carácter:
Uso incorrecto da informação que se possui. Incapacidade de operacionalizar o conhecimento aos novos contextos, realidades evolutivas ou culturas diferentes da sua. Incapacidade de respeitar o conhecimento do outro e de o reconhecer como válido. Imposição do seu conhecimento em detrimento do conhecimento do outro. Ausência de plasticidade mental na aliança conhecimento/empatia. Castração da liberdade de expressão de tudo o que seja divergente. Conhecimento desprovido da figura humana.
5. comércio sem moralidade:
Vender os filhos, propriedade alheia, substâncias ilegais ou armamento.
Vender..vender..vender..numa total desresponsabilização das consequências que daí advêm. Visão de lucro como fim em si próprio.
6. ciência sem humanidade:
Experiências laboratoriais com animais, ou com humanos. Experiências em humanos com fins militares: ecstasy (I Guerra Mundial); LSD e Anfetaminas (II Guerra Mundial); Hiroshima e Nagasaki (6 e 9 de Agosto de 1945). As industrias farmaucêticas responsáveis por pandemias como grupos de controlo das suas investigações na elaboração de novos medicamentos/ vacinas.
7. devoção sem sacrifício:
Amaldiçoar Deus quando os seus desejos/objectivos não são atingidos, independentemente se os mesmos prejudicariam alguém. Usar a religião (seja ela qual for) com narcisismo e "exigir" sem nunca abdicar ou retribuir.
( autor: Mahatma Gandhi)
( autor: Mahatma Gandhi)
2 comentários:
Gostei muito, sempre actual :-)
ecila,
obrigado, e bem reaparecida :)
nota:a operacionalização dos mesmos são de moi mêmê ;)
Enviar um comentário