quinta-feira, 11 de março de 2010

Mecanismos de Defesa

Os processos defensivos são, na sua maioria, adaptativos. Uma espécie de instinto de sobrevivência que é activado sempre que a situação o exige. À medida que avançamos nos padrões de conhecimento vivênciais alguns desses mecanismos defensivos extinguem-se, outros atenuam-se e alguns são transformados por deslocamento. Qualquer ser humano saudável, equilibrado e adaptativo passa por este processo, o que significa que os mesmos também têm um processo de maturação que é paralelo à maturidade do individuo, existe plasticidade nos mesmos para acompanhar simetricamente o desenvolvimento físico e mental. Quando alguns destes mecanismos perde plasticidade é como se calcinasse, torna-se imutável e tem tendência a crescer no seu todo passando a ser um padrão comportamental. Identificá-los não é complicado, apesar de não ser fácil a destrinça entre o normativo e algo que está a impedir a evolução. São caracterizados por funcionarem ao nível do inconsciente, o individuo pode ter um funcionamento que o deixa conscientemente insatisfeito mas que não consegue mudar porque não identifica a anomalia.

Identifiquei o meu pior, maior e mais antigo mecanismo defensivo, sinto que era a peça que faltava para compreender o meu padrão comportamental. Não sei a solução, como alterá-lo e voltar a tornar-me permeável e fléxivel.
A resposta vai ser-me dada, só espero que seja num curtíssimo espaço de tempo, e que me permita desfrutar plenamente do que inconscientemente sempre me neguei. É tempo e eu mereço o que é meu por direito. O passo está dado, agora é sem medos.

3 comentários:

M,  12 de março de 2010 às 00:33  

Não comento, ainda que a "tentação" seja muita... isto não é um jogo de "bingo" (mas faço ideia... mesmo podendo estar mais que errada... ou não... não interessa nem é importante).

Se identificaste, espeta-lhe uma bandeira à boa maneira dos Conquistadores e depois... é contigo.
Sabes melhor do que qualquer um de nós o que fazer.

Estou por aqui. Prontinha a ser conquistada (tb).

Intés.

Miúda do Bairro,  12 de março de 2010 às 00:34  

Ahhh...

Falta "iúda do Bairro" no comentário anterior.

Sorry.

L. K. 13 de março de 2010 às 18:53  

M iúda do Bairro..

estes processos são lentos e demoram o seu tempo, vamos ver se sei usar a informação que possuo ;)

Beijos pa ti :P

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP