terça-feira, 28 de setembro de 2010

Brincando Com o Fogo



Desde o início da humanidade que o fogo fascina. A piromania está classificada como transtorno de personalidade ou Perturbação do Controlo dos Impulsos sem Outra Especificação e caracteriza-se "pelo sujeito experimentar um grau crescente de tensão ou excitação antes de começar o acto, seguindo-se uma sensação de prazer ou alívio". O que traduzido dá: os pirómanos ateiam fogos para retirarem prazer orgásmico daquela visualização, está directamente relacionado com cenas de poder e controlo - pancada da grande.

A maioria de nós gosta de olhar o fogo, sente-se atraído pela imagem da labareda, roça quase um amor - terror, tanto assim é que o senso- comum profetiza: "o lume é uma companhia". Então e quando as pessoas gostam de brincar com o fogo, numa alusão metafórica a situações em que consciente e racionalmente, (até por uma questão de maturidade) sabem que deviam correr para bem longe, pôr-se a salvo? Porque "brincamos com o fogo" quando tudo nos diz que, se tivermos sorte de não sair queimados, chamuscados ficamos de certeza?

Começo a achar que esta necessidade que temos de "brincar com o fogo", é similar ao "bater com a cabeça na parede" - tenho de lá ir porque pode até ser que desta vez seja diferente. Sempre que brincamos com o fogo acabamos magoados, no entanto é uma força de atracção - repulsão, que deixa sempre o Anjo mau levar a sua avante.

O extintor está preparado, just in case ... vamos ver o que isto dá (?!?)




0 comentários:

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP