quarta-feira, 15 de julho de 2009

Entre as 8h e as 18h (?!?)

Há uns (largos) tempos atrás um senhor idoso a fazer marcha atrás "acalcou-me" a frontaria da carroça danificando gravemente uma óptica que ficou a necessitar ser substituída. Após uma guerra cordial em que a "menina que não sabe nada da vida, nem o que o dinheiro custa a ganhar para me querer roubar por um toquezinho que nem batido ficou", resolveu-se, (com muito esforço, minha falta de paciência e muita de um amigo), preencher-se a declaração amigável e dar-se andamento ao processo. Que se complicou pois todos (Srº com muita experiência de vida e mediador), resolveram apelar ao meu bom senso e convencer-me a ir a uma oficina multi-marcas pois não valia a pena ir à marca. Justo, sim senhor, não se desse o caso que eu desde o dia 1 de digna proprietária sempre ter ido à marca e pago na marca, o preço da marca. Degladiei-me ferozmente com argumentos oriundos da lógica da batata: se quando sou eu a pagar, seja muito ou pouco, vou à marca qual a lógica de quando são os outros eu ir ao Srº Zé (que não duvido que seja um excelente mecânico - o que a diferença nas facturas confirma) ? Se eu substituo peças na marca, não me parece lógico agora colocarem-me peças de marca branca? O têtê à têtê elevou-se a tons de agressividade e desaforo com o dito srº a acusar-me de ir comprar um carro novo à sua custa (?!?)...Whatever...Mas...Como vivemos num país burocrático e as coisas só são tidas como (realmente) importantes após 90 dias de espera - período que o processo está perdido na secretaria de um alguém e isto considerando que ele sabe onde o pôs - o meu caso não foi diferente, ou seja, após 4 meses de espera de uma resposta sendo atenciosa, educada e semi-educada com o meu Srº mediador de seguros, eis que foi preciso o meu mano cassula ligar para o dito senhor a cancelar todos os nossos seguros para que a coisa se resolve-se de um dia para o outro. Parabéns ao meu mano pela epifania pois a mim em momento algum me ocorreu, aliás começava já a perder a postura e educação de cada vez que voltava a falar-lhe do assunto e... e eu sou uma Srª.

Peritagem marcada, para dia 14 de Julho com a recomendação de estar na oficina ao abrir da porta. Cumpridora e bem mandada às 8h em ponto do dia agendado lá estava eu. Veio um Srº muito simpático ( é politica da empresa) tirar notas sobre a coisa e disse-me que se quisesse podia aguardar mas que os peritos não tem hora para chegar (?!?). Tentei contactar o Srº mediador e...nada...9h da manhã e...nada...10h da manhã e...nada...10h30 e tenho a sorte (?!?) de me atenderem o telefone, onde me é educadamente explicado pelo Srº mediador que os peritos não marcam horas e que podem aparecer entre a abertura e o fecho da oficina dependendo de como escalonaram o serviço (?!?)...Degladio-me novamente com o facto de ser inadmissível porque se eu lhe marca-se atendimento comigo entre as 9h da manhã e as 22h, sem hora aproximada ele não tolerava e blá blá blá porque mais isto e aquilo....
...surge a explicação ( das mais estúpidas que já ouvi, por acaso): "nós deixamos de ter acesso à identificação do perito designado para as situações, tal como das horas a que o mesmo vai porque haviam muitos casos de suborno (?!? - país 3º mundista - BLHAC!!) além disso se tivesses ido a uma oficina multi marcas eles davam-te um carro de substituição ou iam levar-te porque não tem de fazer registos como essas oficinas da marca (?!? - Foda-se e facilitismo e fuga aos "registos" não é mau???).

Após tão esclarecedor telefonema (e porque já me estava a passar) resolvi melgar o dito Srº simpático zumbindo-lhe aos ouvidos com aquele discurso empático/misericordioso de " sinto-me bola de ping pong e agora quem me paga o dia e será justo brincarem assim e blá blá blá e mais blá" - Não saímos da cepa torta apesar de ele perceber e compreender e ser solidário com o meu ponto de vista e posição e etc e tal e coisa mas... ( afinal faz parte da politica da empresa ser simpático)...eu ou ficava e esperava (vulgo calada e sossegada) ou deixava a viatura e aguardava que me contactassem (vulgo desamparava a loja).

Fui-me embora amuada, só por causa disso parei no Modelo e comprei um livro que queria há imenso tempo, acalmou-me.

Mas no fim até que nem foi mau: tiveram de me lavar o carro porque os mosquitos chocados contra o mesmo formavam uma cortina que não dava para tirar fotografias (?!?) - temos pena!!
Afinal há vantagens de viver junto às várzeas, um grande bem haja aos mosquitinhos.

5 comentários:

Samuel A. 16 de julho de 2009 às 00:13  

O belo funcionamento das companhias de seguros... Eu por acaso já levei duas sardas por trás no meu bólide que foram muito bem resolvidas. E rapidamente. Acho que tive sorte, porque pelo que tenho ouvido, um gajo tem mesmo que ter espírito de gladiador para resolver essas merdas. 4 meses por causa de um óptica? Foda-se é deprimente. Quando ouço estas merdas, pergunto-me porque é que ainda vivo cá...E essa censa de não se saber a que horas o perito vai por causa dos subornos? Está tudo dito. Isto espelha tudo. Mesmo.

Samuel A. 16 de julho de 2009 às 00:15  

Ah!

Ainda vale a pena andar com cadáveres de objectos voadores dificilmente identificáveis quando atropelados nas suas rotas aéreas! Não há nada como a vida no campo! :)

ecila 22 de julho de 2009 às 19:49  

Ora aqui está um excelente post que exemplifica os grandes problemas de Portugal (tem lá tudo, falta de respeito pelo outro, lentidao, falta de transparência, o deixa andar, etc). Mesmo inacreditavel...!

L. K. 23 de julho de 2009 às 00:53  

Samuel és um sortudo por teres companhias de seguros que realmente funcionam...ou pessoas que realmente trabalham (?!?)

e faço-me inumeras vezes a mesma pergunta: porque é que ainda vivo cá????
E depois recordo a mim própria que é mais fácil reclamar na lingua materna - o que também já se vai tornando complicado :(

L. K. 23 de julho de 2009 às 00:55  

Ecila...nem mais!!

Cada dia que passa damos mais um passo em direcção a um estado de nação 3º mundista em que reina o "salve-se quem puder" e se A rouba também posso porque ele não é mais que eu: comportamento gera comportamento e o dos portugueses não anda empático ou assertivo :(

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP