segunda-feira, 13 de agosto de 2012

"Nada" - às vezes é bom sentir "Nada"


Por vezes é necessário sentirmos Nada e é bom passar-se Nada na nossa vida. As fases de Nada são-me períodos de descanso, aborrece-me e melindra-me quando respondo à pergunta cortês "Então que tens feito?" e  tenho de responder com um rotundo "Nada" - sinto que estou parada, que todos os outros tem vidas maravilhosas e estrondosas para contar, inúmeras aventuras de viagens, de pessoas, de trabalho e eu? ... Nada, não se passa Nada - deixa-me mais desconfortável a resposta que o fenómeno e talvez seja porque me avalio à luz de um passado recente e não tão recente, e quando se passa alguma coisa, normalmente é embrulhada em arame farpado. Não falo sobre a minha vida mas penso-a à exaustão, simplesmente não quero sentir no outro a pena, o seu olhar de "o que é que falta acontecer-te" - não lido bem com isso, a condescendência dilacera-me a alma. É tão mais simples fingir-me e sorrir ou desaparecer. Sou boa nisso. Adaptar-me ao Nada também está a ser uma aprendizagem, há momentos que me aflige imaginar o que aí vem e temo este ser o descanso para amarga caminhada, outras alturas sinto que esta é uma fase de transição e mudança, que não passamos duas vezes pela mesma situação - aprendemos e criámos resistências. Serão outras as coisas que nos vão magoar mas também dar alegrias. 

Dizem que colhemos o que semeamos, nem sempre plantei rosas mas esforcei-me para não semear apenas cardos, fiz e faço inúmeras escolhas, algumas deixam-me  a pensar se foram as certas, as correctas e não encontro uma resposta que me apazigúe mas sinto que pior do que fazer escolhas erradas é não fazer nenhumas, é deixar na mão dos outros o poder de decisão. No entanto, isso também  torna  tudo mais fácil - desculpabilizamo-nos facilmente - ainda não o consigo fazer ... talvez um dia.

As coisas que quero, que gostava que me fossem concedidas, não as consigo verbalizar aos outros - sussurro-as para mim e adormecem-me em forma de sonhos e esperança. Tenho medo de não as alcançar e  de não saber lidar com isso mas também não sei o que fazer ou como fazer para as alcançar ou somente ficar um bocadinho mais perto.  Disseram-me: "Estás enganada ou tens falta de Fé, o que alcanças-te não dependeu de ti apenas, as coisas não foram quando tu as decidiste e tiveste de penar para alcançar, já te esqueceste? Isto não é diferente, não depende apenas e somente de ti, terás de fazer a tua parte mas deixa as coisas acontecerem e logo saberás como agir - é instintivo"
E se não souber como agir? Se não percebo e não me é instintivo? Terei a capacidade de alcançar e realizar o que desejo? (suspiro)

Nesta fase de Nada a ansiedade está a consumir-me, a tal incapacidade de lidar com as emoções e o não conseguir deixar de racionalizar, de procurar sentidos e significados e significantes, quando sei que é a atitude contrária à correcta; quando sei que sou "pequenina" e não mando nada e não tenho qualquer poder sobre o agora, quanto mais sobre o amanhã. Rezo para aprender a "lição", para ter a capacidade de desfrutar desta excelente viagem que é a vida e não chegar ao fim amarga, magoada e com um monte de "ses" ... rezo para "perder" este hábito de "ses" ... Rezo para aprender e para ter sempre a capacidade de "ver" o que é essencial ... rezo para não ter perdido a capacidade de sentir, de me dar, de me partilhar e de me emocionar ... pior do que morrer é estar em coma em vida. As insónias estão a consumir-me, o tabaco também e o esforço de alcançar o estado ébrio revelou-se inglório (suspiro). 

Às vezes Nada é preciso, aprender a viver com o Nada é uma grande lição, é a preparação para uma nova fase, recarrega as energias necessárias para o que há-de vir - seja lá isso o que for - aguardo.

Sempre fui introspectiva, sempre precisei de espaços meus para pensar, para fumar um cigarro e elaborar o que tenho dentro mas conviver comigo 24h sobre 24h, está a revelar-se uma aprendizagem e pêras - tenho dificuldades em entreter-me a mim própria, pareço os putos a saltar de actividade em actividade sem terminar nada e a aborrecer-me terrivelmente - deve ser esta a aprendizagem: também é necessário aprender o "Nada" - Aprendo.

0 comentários:

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP