sexta-feira, 2 de março de 2012

Círculo

1. Partir de um ponto e voltar a ele por outro caminho ou ducto.
2. Andar à volta. = GIRAR
3. Andar em circulação. = TRANSITAR
4. Deslocar-se em determinado espaço. = ANDAR, TRANSITAR
5. Correr de mão em mão. = ANDAR
6. Correr de boca em boca. = DIFUNDIR-SE, DIVULGAR-SE, ESPALHAR-SE
v. tr.
v. tr.
7. Estar ou dispor à volta de. = CERCAR, RODEAR
8. Andar à volta de. = CIRCUNDAR



Pára, escuta e olha ... se o conseguires talvez o círculo se transforme numa recta, talvez se abra de par em par e te deixe sair. Para isso é preciso reconhecer a porta ou ter a sensibilidade de perceber uma janela, ainda que entreaberta. Olhando para trás, é isso que me define: Um Círculo perfeito - volto sempre ao ponto de partida - mas quando isso acontece não ganho "2000 escudos" como no Monopólio, normalmente, até perco e por sinal bem mais do que isso, enfim pormenores materiais que ajudam na resolução mas não são a solução.

Não me fosse próprio ver o rosa choque por entre o nevoeiro e seria qual D. Sebastião que ao fim de tantos anos ainda não se encontrou a si, nem ao caminho de regresso. A vida, que sinto como um enorme globo, continuou a girar, despreocupadamente, sem se importar com quem caiu borda fora. Não me lamento oralmente mas aqui sim, é o espírito da coisa, foi para isso que o criei - fica mais barato que o psicanalista e não me cobra a consulta quando não me apetece cá vir, não me responde e não me obriga a pensar e a reflectir, ainda mais do que aquilo que já faço sozinha.

Serei impotente perante mim própria? Tenho Fé que não mas começo a acreditar que sim. Existem pessoas que são precisas no terreno e lá revelam-se quase heroícas pela capacidade de altruísmo e bem estar continuo, eu sou das outras: as que precisam do terreno, não por uma qualquer missão altruísta mas porque me organiza, porque me desliga de outras coisas que não existem ou que não tenho ou que quero nos ímpares e repudio nos dias pares. Quem fui, quem era, o que sou, no que me tornei e Deus me ajude, em quem me transformarei. Sempre receei tornar-me uma pessoa amarga, derrotista, incrédula e áspera, como sei que não é exactamente aquilo em que me estou a tornar? Qualquer dia tenho gatos, Valha-me a Santa!


Não ando numa das minhas melhores fases, lá isso é verdade, a minha memória paranoíde está gasta e começa a falhar mais vezes que o desejável, estou a viver um dejá vu e encontro-me a reviver sintomas fisícos de quando tive o acidente, na terça-feira passei a noite no hospital por suspeitas de um pé partido, felizmente não é, apenas reapareceu uma inflamação nos tendões e tecidos moles do pé direito que me impede de andar e até de me calçar - e eu que tenho um montão de sapatos espectaculares - o repouso absoluto que me prescreveram mais as canadianas e uma pilha de medicamentos (nenhum para a cabeça) que deveria de cumprir No Mínimo uma semana e meia foram de charola sem qualquer remorso - não tenho dinheiro para estar de baixa.


A minha energia vital de acordo com a A., o meu "Chi", anda todo fodido, ele próprio num círculo, logo não se pode dizer que o seu fluxo seja harmónico e que haja uma hipótese ainda que remota de o equilíbrio do mesmo se restaurar por artes mágicas, até porque me parece que nesta fase o mesmo está encurralado num pé, neste caso no direito, e na cabeça de forma a que todos os dias ainda saiba como me chamo. Como é que se desbloqueia o Chi sem investimento monetário? É que até o Chi parece estar refém da sociedade de consumo e apenas uns quantos eleitos (leia-se desafogados materialmente) conseguem aceder ao seu restauro. É impressão minha ou este "restauro/ desbloqueio" do Chi deveria ser algo que os entendidos deveriam proporcionar de forma altruísta? Não sei se o Buda iria ficar satisfeito mas como isto é igual em todo o lado - salve-se quem puder - ele deve ficar tão contente com as aplicações que fazem da sua doutrina assim como Jesus Cristo. Bem, religiões e filosofias de vida à parte, aqui o que interessa é o meu egoísmo e narcisismo e até esses andam pela rua da amargura ... enfim pormenores, pormenorizados que espremidos são uma lima, ou seja, só fazem sentido com cachaça, gelo e açúcar.

0 comentários:

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP