Somos um país de privilegiados.
Temos o privilégio de existirem cada vez mais Portugueses no desemprego, o que por si só, já é um privilégio pois trata-se de uma oportunidade de empreendedorismo, e assim vamos ter mais 170 mil privilegiados que se juntam a outros tantos do sector privado.
Somos uns privilegiados por termos dos salários mais baixos que existem e os impostos mais altos, pois proporciona-nos a oportunidade, senão mesmo, o grande privilégio de nos tornarmos economistas de excelência e gestores de topo.
Temos, igualmente, o privilégio de possuir a população mais envelhecida da Europa, porque assim ao cortarmos na saúde, eles tem o privilégio de morrer primeiro e como já não existe subsidio de funeral , o estado encaixa uns milhões em reformas que não tem de pagar e cuidados de saúde que deixa de prestar.
A baixa natalidade é outro dos nossos grandes privilégios, menos miúdos, menos escolas, menos professores, menos auxiliares, juntando-se aos privilegiados de cima e imagine-se os milhões que ficam nos cofres.
Os mega agrupamentos escolares ainda são pequenos, por isso pondera-se passarmos para giga agrupamentos - que grande privilégio os professores passarem a ter 40h de trabalho por semana, é fantástico conviver com os filhos dos outros 40h por semana. Penso até que o privilegio devia ser aumentado e os gigas agrupamentos deviam trabalhar 24h sobre 24h porque deste modo bastava um professor de cada disciplina nos mesmos, melhor ainda, seria um privilégio ainda maior voltarmos à velhinha telescola mas desta vez sem um professor em sala de aula. Aproveitem-se os auditórios dos novos parques escolares e conseguem privilegiar 150 alunos de uma só vez. Basta um ecrã, que um deles há-de saber carregar no play. Com tamanho privilégio imagine-se os milhões que não são poupados.
O relatório do FMI "está muito bem feito", que privilegiados somos por aplicarem cá as politicas sociais que não existem nos seus países de origem, sim, senhor, que privilegio servir de cobaia e mostrar ao resto do mundo que é possível viver só do ar.
Somos, realmente, uns privilegiados pois vamos gastar 10 milhões em ovos estrelados em pó (?!?), o que torna mais simples, para aqueles que ainda não fazem parte das grandes oportunidades de empreendedorismo do país e tem trabalho, levar a marmita - olhem só o privilégio que é passar a conseguir almoçar em 5 minutos em vez de 1h completa.
Read more...