segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Um Natal Diferente

Quando era criança lembro-me da ansiedade que me perseguia até à tão desejada noite de Natal. Cá em casa não se esperava um Pai Natal, pançudo e bonacheirão mas sim um Menino Jesus atento a todas as tropelias praticadas durante o ano.
Recordo alguns Natais de ficar boquiaberta com a generosidade desse Menino Jesus atento aos desejos mais secretos de uma criança, mas também lembro um Natal triste e preocupado, cuja resolução não estava ao alcance de uma criança. Talvez tenha sido essa fase que me distanciou da magia Natalícia.
Uns anos mais tarde, esta quadra passou a ter um sabor agridoce, que sinto, manter-se até aos dias de hoje: curiosamente as crianças da minha família sempre tiveram mais 20 anos que eu. Hoje mantêm a postura de eternas crianças insatisfeitas e mal educadas. Já me importei ... deixei de me importar ... voltei a dar importância e agora concluo que a minha paciência esgotou: Estou cansada de ser a adulta, face a essas pessoas, desde que eu era ... pequena. No entanto: Aceito-as. Percebo que não muda, não irá mudar: perderam essa capacidade. Esta compreensão faz com que aprecie outras particularidades da quadra Natalícia. Este foi um ano diferente: magia.
Não está nas coisas, nos presentes, numa mesa farta ou nas pessoas: está em mim. Percebi, assimilei e aceitei. Num periodo em que sou um ponto de interrogação, também cheguei a algumas conclusões, talvez óbvias ou nem tanto, mas são as minhas.
Começo a Acreditar que cresci: o que quero agora é diferente do que alguma vez pensei querer. O que peço é simples, sem ser simplório, é prático, sem ser banal, no entanto, olho para a minha lista e assusto-me, por ser assolada pela incapacidade de resolução ... pela incapacidade de decisão. No entanto, sei que chego lá. Vou arriscar.

2 comentários:

Lorenzo 30 de dezembro de 2010 às 05:00  

O meu pai morreu pela altura do Natal.

A criança - essa -, já se foi. Cresce-se sempre através das interrogações.

L. K. 31 de dezembro de 2010 às 15:49  

Também não me é uma época fácil, por razões diferentes e similares à tua Talvez seja uma altura do ano que precise de ser reinventada.


As interrogações são um bom método de aprender - dotam-nos de espirito/ raciocionio critico.

Boas Festas Lorenzo!!

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP