sexta-feira, 31 de julho de 2009

1,2,3...partida!!!

A bola está em campo, os jogadores estabelecem parceria para alcançar a baliza da equipa adversária. Corro os 90 minutos, não me sinto cansada, farei o prolongamento, se necessário. A minha equipa sairá vencedora. O Universo ajuda. Está escrito no céu. Sinto-o no estômago.Vamos ver...Vamos ver!!!! Preciso de férias...Time Out...
Nunca me senti tão esgotada como neste ano e meio. As quedas foram sentidas como maiores e custaram mais a recuperar. Os chineses e a sua sabedoria milenar avisaram-nos logo no inicio: Ano do Bufalo, um ano particularmente sinuoso, em que os acontecimentos são extremos - muito bons ou muito maus. Ano de cautela e um dia de cada vez. Limpeza Kármica.

Um ano particularmente cansativo, que se iniciou na sequência de um particularmente doloroso e esgotante física e mentalmente. Desgaste. Sete meses de neblina alternada com nevoeiro denso, D. Sebastião correu em meu auxilio quando precisei. Ele e alguns mortais, não esqueço. Na globalidade.... ????..... (Suspiro x 3!!!)

Read more...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Eis que passa mais uma semana...e faltam tantas ainda...

Mais uma semana que se afigura difícil: principio, meio e fim. O relatório ainda não está nem perto do fim, o desgaste é notório, bem como a desmotivação. O ambiente é pesado e incomodativo. As noticias não são as melhores e a chefe é autista. Preciso de férias, de descanso, de sol e dolce faire niente. Preciso de ler a pilha de livros que acumulei este ano: sinto-me estupidificada. O relógio continua a girar num ritmo muito próprio e as horas confundem-se com os dias: passam num ápice e são tão curtos para finalizar no prazo o que é necessário para manter o motor a andar. O tempo é brincalhão e eu salto nas suas prolepses e analepses, sem qualquer controlo ou vontade própria. Gostava de falar com adultos, com pessoas que sabem conversar e possam servir como treino de uma informação antes sabida, gostada e apreciada e hoje olvidada e toldada por uma qualquer tarefa interminável e extenuante devido ao infinito do não querer. Cansada de me sentir castigada, de estar constantemente a reclamar do que não muda, de falar e de ouvir as queixas de uma insatisfação que está em espiral descendente. Cansada de estar cansada e cada vez mais aborrecida de me aborrecerem. A vida pode e deve ser encarada como uma loja de doces: provamos e gostamos ou não, mas ficamos com um sorriso meio parvo só de lá entrarmos, somos miúdos novamente. Neste momento, (que já dura há muito tempo, demasiado), não o consigo fazer e isso começa a preocupar-me: Terei perdido a capacidade de valorizar e deleitar-me com o simples? Onde anda a minha praticicidade?
Odeio queixar-me, detesto ser conivente com fragilidades e mesquinharias. Roda de hamester. Que fazer??? Que fazer????
Descuro o que deveria ser prioritario na minha vida, não tenho capacidade de avançar neste momento. Estou a gastar as minhas reservas de energia. A luz acendeu há muito tempo, o depósito está seco.
Temo as próximas semanas.

Read more...

By: Antonin Artaud

"Ainda não viemos ao mundo
Ainda não há mundo
As coisas ainda não foram feitas
A razão de ser não foi encontrada."

Read more...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Desvarios IV

O ser humano tem memoria curta. Cliva o que é doloroso e atribui ao outro a culpa de tudo o que acontece contra a sua vontade e desejos pessoais. Abdica rapidamente dos seus sonhos, valores, ideias e ideais em troca de uma aceitação no imediato. É acusador e carrasco para o outro, esquecendo que ele próprio cometeu os seus pecados e teve de errar para crescer. Incapacidade de se espelhar. Desculpabilização. Desresponsabilização e a extrema necessidade de ser aceite levam a amnésias condenatórias do outro...até que o outro, imoral, o convide a partilhar a sua mesa e aí tornam-se cúmplices de um algo que silenciosamente invejam. Somos os bichos mais tristes e estúpidos que existem. Não generalizo mas não me adapto. Recuso-me. Não generalizo porque as minorias são lufada de ar fresco. Encontro-me lá. Quero acreditar que estou lá. Acredito que estou lá: nem melhor, nem pior - Eu.
Não suporto pessoas que recalcam os seus telhados de vidro e atiram constantemente pedras ao dos outros, quando era tão simples de resolverem as suas questões internas: olharem mais para si e menos para os outros.

Read more...

Egoísmo

Egoísmo: conceito associado ao egocêntrismo, podendo assumir estados patológicos. Existe o egoísmo pessoal e o ético. São independentes e pode-se crer num em detrimento do outro, o que acontece raramente, sendo mais vulgar a crença em ambos. No egoísmo pessoal há uma exacerbação do Eu e a subvalorização do outro - prejudica o outro em proveito próprio de forma consciente e premeditada, o individuo age sempre em função do seu interesse e bem estar pessoal. No egoísmo ético o individuo, considera que para ser justo (?!?) deve agir sempre em função de si próprio. O egoísmo ético é usado como forma de aliviar a própria culpa e na atribuição de culpa externa: "Os outros se puderem fazem o mesmo para serem felizes, se é a minha felicidade não olho a meios para atingir fins."
O egoísmo é o antónimo de altruísmo, sendo um comportamento aprendido e apreendido, devendo ser as figuras parentais a controlar a acomodação do mesmo. Piaget, defende que o egocêntrismo é natural e tem de existir nos primeiros estádios da infância, no entanto há medida que surge a consciência moral e os adultos dotam as suas crianças de regras e valores, as mesmas vão perdendo o egocêntrismo dando lugar ao respeito pela opinião do outro e pela valorização do outro, enquanto ser autónomo de caracteristicas de personalidade únicas.
Quando é um núcleo activo e dominante enquanto caracteristica de personalidade, o egoísmo, está frequentemente associado à inveja.

Quando o sujeito chega ao estado adulto com este núcleo como dominante, torna-se alguém infléxivel., que desvaloriza permanentemente o outro, as suas caracteristicas e qualidades, em detrimento de exacerbar as suas próprias qualidades, actos, etc. São sujeitos com falta de empatia pelo outro, o que consequentemente os torna conflituosos e instáveis. Apesar da arrogância e soberba, a sua auto-estima é baixa ou inexistente o que também leva a que cada vez mais o seu egoísmo e inveja tenha requintes de malvadez - passa a ser usado como um castigo ao outro, que não percebem como não tendo qualquer capacidade ou qualidade consegue ter uma vida melhor que a sua (?!?), quando eles o vêem como inferior, como um servo que devia estar grato pela cedência da sua convivência. Normalmente o egoísta tem uma vida pessoal instável e desorganizada, devido à sua ausência de limites e invasão do outro, o que remete para um afastamento das pessoas circundantes e a extinção das relações de proximidade reais e altruístas.

Há medida que avançam na adultez tornam-se pessoas cada vez mais amargas, mais invejosas e mais egoístas, porque a solidão exacerba todas essas caracteristicas. Castigam o outro e retiram um prazer efémero desse comportamento omnipotente. Passam a estar num ciclo vicioso: quanto mais egoístas são, mais os outros se afastam e quanto mais isso acontece mais os invejam e quanto mais os invejam mais necessidade tem de os castigar pela sua própria infelicidade. O egoísta nunca tem culpa de nada e considera-se dono da verdade absoluta.

Trabalhar com alguém assim não é fácil. Esticam-se os limites até ao limite.



Bibliografia:
  • Harry Browne, «The Unselfishness Trap» em Sommers, Christina e Sommers, Fred (orgs.), Vice and Virtue in Everyday Life, Harcourt Brace Jovanovich, Fort Worth, 1993, p. 457.
  • O Juízo Moral na Criança. São Paulo:Summus, 1994. 302 p.
  • O Julgamento Moral na Criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

Read more...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Desvarios III

Disléxica. Descoordenada. Rabugenta. Em Burnout. Cansada.
Descoberta de um pouco mais de mim. Encontro, reencontro. Prazer e desprazer. Polivalência e auto-gestão. Valerá a pena. O que vai a nós retorna em dobro de intensidade. Tranquila. É justa a palavra, pura a acção e sincera a intenção. Condiciono o incondicionável. Penso de mais. Racionalizo, operacionalizo e sistematizo o que deve ser espôntaneo e fluido. Assumir consequências hipotéticas de acontecimentos não ocorridos ou em perspectiva de acontecer. Antecipação.
Preciso de dormir.

Read more...

Confúcio

Examina bem os teus pensamentos, e se os vires puros, puro será também o seu coração.

Read more...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

(Des)conversa 16

ECJ - Estamos muito contentes porque é uma batalha ganha termos uma criança Afro- Portuguesa de 9 anos que foi adoptada. O processo está concluído.

Conversa paralela entre técnicas:

V- Eu também gostava de adoptar.
I- Eu também mas não me sentia confortável a adoptar um preto. Ainda mais para 1º filho.
V- Ah eu não. Preferia que fosse preto, assim se a coisa corre-se mal e ele fosse um delinquente eu ao menos passava por benemérita.

Read more...

David Cook - Light On

(...)
Sometimes it feels like weve run out of luck
When the signal keeps on breaking up
When the wires cross in my brain
(...)


(...)
Try to leave a light on when I’m gone
Something I rely on to get home
One I can feel at night
A naked light, a fire to keep me warm
Try to leave a light on when I’m gone
Even in the daylight, shine on
And when it’s late at night you can look inside
You won’t feel so alone
(...)

A luz está sempre lá. Por vezes é somente uma ténue luz de presença e num corredor fundo torna-se íngreme a passagem. Mas está lá. Fecha a porta, fecha os olhos. Não olhes para trás pois quem te guia sabe mais que tu. Sentir-mo-nos sozinhos é diferente de estar em solidão. solitude. Por vezes é necessário sentir-mo-nos sós para percebermos que estamos acompanhados. A luz está acesa segue-a. Quando te aproximares do destino saberás que estás a chegar. Não olhes para trás.

Read more...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Entre as 8h e as 18h (?!?)

Há uns (largos) tempos atrás um senhor idoso a fazer marcha atrás "acalcou-me" a frontaria da carroça danificando gravemente uma óptica que ficou a necessitar ser substituída. Após uma guerra cordial em que a "menina que não sabe nada da vida, nem o que o dinheiro custa a ganhar para me querer roubar por um toquezinho que nem batido ficou", resolveu-se, (com muito esforço, minha falta de paciência e muita de um amigo), preencher-se a declaração amigável e dar-se andamento ao processo. Que se complicou pois todos (Srº com muita experiência de vida e mediador), resolveram apelar ao meu bom senso e convencer-me a ir a uma oficina multi-marcas pois não valia a pena ir à marca. Justo, sim senhor, não se desse o caso que eu desde o dia 1 de digna proprietária sempre ter ido à marca e pago na marca, o preço da marca. Degladiei-me ferozmente com argumentos oriundos da lógica da batata: se quando sou eu a pagar, seja muito ou pouco, vou à marca qual a lógica de quando são os outros eu ir ao Srº Zé (que não duvido que seja um excelente mecânico - o que a diferença nas facturas confirma) ? Se eu substituo peças na marca, não me parece lógico agora colocarem-me peças de marca branca? O têtê à têtê elevou-se a tons de agressividade e desaforo com o dito srº a acusar-me de ir comprar um carro novo à sua custa (?!?)...Whatever...Mas...Como vivemos num país burocrático e as coisas só são tidas como (realmente) importantes após 90 dias de espera - período que o processo está perdido na secretaria de um alguém e isto considerando que ele sabe onde o pôs - o meu caso não foi diferente, ou seja, após 4 meses de espera de uma resposta sendo atenciosa, educada e semi-educada com o meu Srº mediador de seguros, eis que foi preciso o meu mano cassula ligar para o dito senhor a cancelar todos os nossos seguros para que a coisa se resolve-se de um dia para o outro. Parabéns ao meu mano pela epifania pois a mim em momento algum me ocorreu, aliás começava já a perder a postura e educação de cada vez que voltava a falar-lhe do assunto e... e eu sou uma Srª.

Peritagem marcada, para dia 14 de Julho com a recomendação de estar na oficina ao abrir da porta. Cumpridora e bem mandada às 8h em ponto do dia agendado lá estava eu. Veio um Srº muito simpático ( é politica da empresa) tirar notas sobre a coisa e disse-me que se quisesse podia aguardar mas que os peritos não tem hora para chegar (?!?). Tentei contactar o Srº mediador e...nada...9h da manhã e...nada...10h da manhã e...nada...10h30 e tenho a sorte (?!?) de me atenderem o telefone, onde me é educadamente explicado pelo Srº mediador que os peritos não marcam horas e que podem aparecer entre a abertura e o fecho da oficina dependendo de como escalonaram o serviço (?!?)...Degladio-me novamente com o facto de ser inadmissível porque se eu lhe marca-se atendimento comigo entre as 9h da manhã e as 22h, sem hora aproximada ele não tolerava e blá blá blá porque mais isto e aquilo....
...surge a explicação ( das mais estúpidas que já ouvi, por acaso): "nós deixamos de ter acesso à identificação do perito designado para as situações, tal como das horas a que o mesmo vai porque haviam muitos casos de suborno (?!? - país 3º mundista - BLHAC!!) além disso se tivesses ido a uma oficina multi marcas eles davam-te um carro de substituição ou iam levar-te porque não tem de fazer registos como essas oficinas da marca (?!? - Foda-se e facilitismo e fuga aos "registos" não é mau???).

Após tão esclarecedor telefonema (e porque já me estava a passar) resolvi melgar o dito Srº simpático zumbindo-lhe aos ouvidos com aquele discurso empático/misericordioso de " sinto-me bola de ping pong e agora quem me paga o dia e será justo brincarem assim e blá blá blá e mais blá" - Não saímos da cepa torta apesar de ele perceber e compreender e ser solidário com o meu ponto de vista e posição e etc e tal e coisa mas... ( afinal faz parte da politica da empresa ser simpático)...eu ou ficava e esperava (vulgo calada e sossegada) ou deixava a viatura e aguardava que me contactassem (vulgo desamparava a loja).

Fui-me embora amuada, só por causa disso parei no Modelo e comprei um livro que queria há imenso tempo, acalmou-me.

Mas no fim até que nem foi mau: tiveram de me lavar o carro porque os mosquitos chocados contra o mesmo formavam uma cortina que não dava para tirar fotografias (?!?) - temos pena!!
Afinal há vantagens de viver junto às várzeas, um grande bem haja aos mosquitinhos.

Read more...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

I'll See You Soon




Vejo-te em breve.
Parece que ainda ontem nos vimos.
O tempo está sempre igual em nós.
Não mudas-te e continuas com o mesmo ar.

Pessoas que em algum momento cruzam as nossas vidas e nelas permanecem, mesmo que a presença física seja uma ausência sempre sentida. I'll See You Soon. Seres que se tornam assexuados pela importância e papeis desempenhados nesta peça: foram mais que figurantes, alguns tiveram o papel principal, dividiram-no connosco. I'll See You Soon. As vidas mudam e nós também, porque sim ou porque não, naturalmente dão-se afastamentos que nos reencontros não se lembra. I'll See You Soon. Aqueles sorrisos cúmplices, palavras trocadas, momentos divididos, alegrias, tristezas, um espaço comum e um espaço respeitado. Não se esquece. I'll See You Soon. São as pedras que alicerçam o meu castelo, que erguem as minhas muralhas e tatuam na eternidade o que um dia fomos, onde estivemos e como o recordamos. I'll See You Soon. Não se gosta mais, não se gosta menos ou sequer se deixa de gostar. Transfere-se. Nunca se diz um verdadeiro adeus, não há despedidas perdidas no tempo. Simplesmente, basta, um até logo. I'll See You Soon I'll See You Soon I'll See You Soon I'll See You Soon I'll See You Soon...Um até já...Até já.

Read more...

domingo, 12 de julho de 2009

Eis que regresso

Eis que regresso não no melhor mas no meu normal que será sempre o melhor que tenho e sou. Senão não seria o meu melhor mas sim algo que me esforçaria para apresentar e aí em vez de melhor era uma grande treta ou ...Whatever...Bem, após ausência forçada por circunstâncias várias e nenhuma interessante, eis que tento um up-date de vastos dias todos diferentes e todos estupidamente iguais. A minha pessoa foi atacada por uma faringite que extrapolou à garganta e amígdalas num reinado infeccioso e de dor extrema que levou a que no fim da semana, ou seja, hoje me encontre bastante melhor mas tipo passador. Já não tenho veias para levar mais soro e anti-inflamatorios e todos os outros químicos que me introduziram e também já não tenho nádegas com espaço para mais injecções disto e daquilo. Moral da história tanta terapêutica aniquilou a minha (já reduzida) vontade de me partilhar nesta linda rocha voltada ao sol. E como se não basta-se sentir-me tipo merda a net pifou à duas semanas e eu caguei no assunto porque estou (novamente) atolada em trabalho e já me falha a paciência para me partilhar ao vivo e no ciber espaço. Foda-se a minha vida social nem má pode ser considerada: não existe mesmo. Apesar de tudo não me posso queixar pois não deixei atrasar o trabalho e cumpri todos os prazos, embora tivesse a minha chefe - ser empático e compreensivo- a foder-me a cabeça toda a semana com " vê lá se te certificas que o que tens não é gripe A" e " Sei que é chato para ti e estás sem paciência mas se calhar era boa ideia vires de máscara" - Puta que a pariu!!!!!! Faltei apenas um dia e foi porque cheguei ao limite e cumpri tudo e ainda bem que o meu problema era a garganta porque acho que desta vez a tinha mandado para um sítio menos bonito e cuja a ausência de idas me levam a crer ser a causa de discurso e postura ressabiada.

O concerto de SIEMPRE ASÍ foi mais do que o esperado, diverti-me à grande e em grande. Foram 2h30 de pura adrenalina, parecia-me Sevilha e a sua cor especial. Gente aficionada que vive de mais que toiros. Dançaram sevilhanas no público e rumbas e terminou com o Salvé Rociera ao vivo, deixando os presentes com uma sensação sublime de leveza e paz de espírito. Valeu.

E para terminar com classe:

1- Os primeiros 6 meses do ano foram uma merda, nem se coloca o cliché de "desde que haja saúde", porque até essa ( e como novidade) esteve periclitante;

2- Os segundos 6 meses do ano não se pode dizer que tenham tido o seu inicio da melhor forma, nem com as melhores expectativas;

Moral: Após a tempestade vem a bonança. Temos de descer bem fundo para que a subida seja fabulástica e estupidificante.

2009 é o ano do Búfalo é certo e sabido que os acontecimentos que tenham lugar este ano tocam os extremos: ou muito bons ou muito maus. Não há meio termo. Também é o ano da limpeza e renascimento em que tudo (e todos) o que é mau sai da nossa vida e apenas fica o que a nós pertence e seja genuíno e puro. Aguardo expectante a colheita de uma sementeira suada e feita de sol a sol. O resultado sei que será o que desejo e os meus celeiros deixar-me-ão orgulhosa de um trabalho que nunca se revelou fácil ou simples.

Read more...

quarta-feira, 1 de julho de 2009


Concerto de Xutos e Pontapes no Montijo dia 4 de Julho.

O concerto é na zona ribeirinha, junto ao kaxaça. O concerto tem como finalidade a angariação de fundos para a criação de uma enfermaria na Escola Secundária Jorge Peixinho.


Bilhetes à venda no fórum Montijo e no Kaxaça (10 €)

Read more...

Colete Encarnado 2009



Ribatejo em Festa

Vale a pena ir, mesmo para quem não é aficionado é estrondoso fazer parte de um grande desfile de tradições.

Dia 4 de Julho é a grande noite de sardinha assada...pão e vinho.

Read more...

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP